Blog

Leitura Guiada de Shakespeare

O curso Leitura Guiada de Shakespeare é para alunos que já estão no nível avançado do curso de inglês, ou até mesmo já concluíram o curso, e desejam conhecer de perto uma peça de William Shakesperare.

É uma excelente maneira de aperfeiçoar o vocabulário, e ler em detalhes uma peça do dramaturgo que mais influenciou o teatro e as artes em todo o mundo.

O curso é feito em pequenas turmas que se reúnem online usando o aplicativo Skype. Cada turma se dedica à leitura de uma peça de Shakespeare. A aula é dada em português, mas a leitura da peça é feita em inglês.

As aulas são semanais. Em cada aula, um trecho da peça é lido pelos alunos em revezamento, e comentado pelo instrutor. Entre uma aula e outra, espera-se que cada aluno leia por conta própria uma parte do texto, que também será comentada em aula.

Por Que Ler Shakespeare?

Shakespeare é um dos autores mais famosos e importantes do mundo. Sua obra influenciou um sem-número de outros escritores e dramaturgos, e até hoje atrai plateias de todo o mundo que se encantam com as tramas elaboradas pelo “bardo”, apelido pelo qual é conhecido.

Ler uma peça de Shakespeare abre os horizontes culturais do leitor, que passa a tropeçar em referências à obra por todo a parte. Por exemplo, uma visita a um museu de arte passa a ter uma nova dimensão quando se conhecem os personagens e as cenas principais de uma peça de Shakespeare, tantas são as obras de arte que foram (e ainda são) feitas com base nos textos do dramaturgo.

Experimente visitar o MoMA, em Nova York, ou o Louvre, em Paris, depois da leitura de um drama ou uma comédia de Shakespeare. Caso já tenha visitado esses museus de arte, você notará uma grande diferença ao revisitá-los após a leitura de Macbeth ou Hamlet, Sonho de Uma Noite de Verão ou Othello, sem falar, é claro, na obra mais famosa de Shakespeare, Romeo e Julieta.

Próximo Curso

Estamos sempre formando pequenas turmas para a leitura de uma peça de Shakespeare. A próxima lerá Macbeth, uma tragédia publicada no começo dos anos 1600, mas que retrata fatos muito anteriores, da Escócia dos anos 1100, envolvendo cobiça, regicídio, vingança.

Caso tenha interesse em ingressar nessa aventura de conhecimento, diversão e estudo do inglês, entre em contato por email e solicite mais informações.